Evento cultural

Mesa com curadores de exposições e oficinas de zines e tipografia são destaques do Festival de Inverno nesta quinta

Artistas e curadores das exposições realizadas durante a 55ª edição do Festival de Inverno da UFMG se reunirão para uma conversa sobre emergências e insurgências na perspectiva da estética, da política e da cultura, nesta quinta-feira, 20 de julho de 2023, no auditório do Centro Cultural UFMG.

Integrarão a mesa o diretor do Centro Cultural UFMG, Fabrício Fernandino, a artista Shirley Paes Leme, a escritora Lucia Castello Branco, o mestre em Antropologia Edgar Kanaykõ Xakriabá e a curadora Paula Borghi. 

Zines e tipografia
Duas oficinas começam nesta quinta-feira. Na Zine: afeto e resistência, ofertada pelo Núcleo Educativo do Centro Cultural, será apresentada a história dos zines no Brasil e no mundo, seus formatos, modelos, tiragem e impressão. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver sua criatividade construindo seus próprios zines. Eles poderão utilizar processos de criação e reprodução como carimbo, colagem, pintura, xilogravura, desenho, encadernação e impressão.

Em Edição de poesia em tipografia, será apresentada uma introdução da história e dos usos da tipografia. Os inscritos aprenderão sobre as possibilidades atuais da linguagem e as técnicas dos tipos móveis para criação e edição de poesia em tipografia. Eles também farão o planejamento, a composição e a impressão da produção realizada durante as atividades da oficina.

Exposições
Durante todo o Festival, estarão abertas para visitação cinco exposições, sendo três no Centro Cultural, uma no saguão da Reitoria e outra no Espaço do Conhecimento. Todas têm entrada gratuita e são abertas ao público. Shirley Paes Leme é a autora dos trabalhos expostos em Respiração, que trata da relação dos filtros de ar-condicionado com a respiração. Em Carta aos escritores do meu ramo, Lucia Castello Branco reúne cartas que trocou com a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, além de seus manuscritos e publicações.

Edgar Kanaykõ Xakriabá assina a exposição Marco ancestral, com fotografias que trazem o olhar indígena para a universidade e para os espaços de arte da cidade. Culturas de resistência – Substratos transformadores, com curadoria de Fabrício Fernandino e Mateus Souza, reúne desenhos, pinturas, gravuras, manuscritos, registros audiovisuais, fotolitos, instalações, objetos artesanais, sites interativos, podcasts, fotografias e publicações dos acervos da universidade que evocam a noção de resistência cultural. Mundos indígenas, no Espaço do Conhecimento, apresenta a história dos povos indígenas pelo olhar de curadores indígenas dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop.

A programação, gratuita, segue até o dia 27 com mesas-redondas, shows, oficinas e mostras de diferentes manifestações culturais do país.

Descrição Imagem
‘Marco ancestral’, de Edgar Kanaykõ, é uma das cinco exposições abertas para visitação gratuita Foto: divulgação

Ficha técnica

Mesa redonda Emergências e insurgências
Data: 20 de julho de 2023
Horário: 20h
Local: Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte)
Evento gratuito

Serviço

20 de julho de 2023

Centro Cultural UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte