Políticas sociais são 'descomplicadas' em três livros da ciência política
As professoras do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG Natália Sátyro e Eleonora Cunha são organizadoras dos três volumes de Descomplicando políticas sociais no Brasil, obra destinada ao público não especializado na temática. O lançamento do kit será neste sábado, 7 de outubro de 2023, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), das 10h às 12h30.
Publicados pela Fino Traço em parceria com a Editora UFMG, os livros têm o objetivo de divulgar assuntos concernentes às políticas sociais no Brasil e também apresentar atualizações sobre o tema. Sua produção teve participação de 44 pesquisadores de todo o país. Apesar de se complementarem, as obras podem ser lidas em qualquer ordem.
Do que é ao para quem
Com um panorama inicial dos aspectos relacionados às políticas sociais em geral, o primeiro volume da série levanta questões sobre quem deve prover proteção social, qual ente federativo paga pelo quê e quem recebe o quê em termos de proteção social, mercado de trabalho e direitos trabalhistas sob risco e sistema tributário brasileiro.
O segundo volume, cujo subtítulo é A Constituição Federal de 1988 e a estrutura de proteção social brasileira, trata de seguridade social, federalismo e relações intergovernamentais nas políticas sociais, participação de organizações da sociedade civil na execução de políticas públicas de proteção social, interações e a relação das famílias com o tema.
As políticas sociais por elas mesmas – por que importam para você e para a sociedade como um todo é o tema do último livro. Entre os títulos de capítulo estão Previdência: o que é e como garanti-la, Saúde no Brasil, O making of da política educacional no Brasil, Proteção e cuidados sociais para pessoas com deficiência e/ou idosas e Políticas de segurança alimentar e nutricional.
Os exemplares podem ser adquiridos no site da Fino Traço Editora.