Uso de energia fotovoltaica e sistemas híbridos em localidades isoladas é tema de palestra
Muitas comunidades isoladas da Amazônia dependem de combustíveis fósseis para a geração de energia e têm eletricidade disponível por apenas algumas horas do dia. Para esse problema, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Wilson Negrão Macêdo apresentará, nesta quarta-feira, 17 de maio de 2023, às 19h, outra fonte de energia que pode suprir as demandas dessas localidades.
A palestra Microrrede de corrente contínua suprida por energia solar para o atendimento elétrico de localidades isoladas da Amazônia é um evento do ciclo de encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap). Ouvintes estreantes no Ciclo devem preencher formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão, na plataforma Microsoft Teams.
O moderador da mesa será o professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa) da escola de Engenharia da UFMG. Os comentários ficarão a cargo de Daniel Salim, engenheiro ambiental e mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela UFMG.
Fontes alternativas
Uma das fontes abordadas por Wilson é a fotovoltaica, energia renovável, limpa e sustentável produzida por meio da luz solar que pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos. A quantidade de radiação solar sobre as placas determina quanta eletricidade será produzida.
O sistema híbrido, que também será discutido pelo professor, é um sistema de geração elétrica que combina várias fontes de energia ligadas a uma rede de distribuição numa única instalação. Nesse caso, a energia é de fontes renováveis e também fósseis, e baterias podem ser usadas para acumular a energia produzida.
Trajetória
Wilson Negrão Macêdo é professor do Instituto de Tecnologia da UFPA e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, na mesma instituição. É graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA e doutor em Energia pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu atividades de pesquisa, de 2002 a 2006, no Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Eletrotécnica e Energia.
Atualmente, Wilson desenvolve trabalhos de pesquisa e inovação na área de energia solar fotovoltaica e sistemas híbridos, no Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (Gedae/UFPA), onde coordena o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos. É também pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis e tem experiência com ênfase em sistemas elétricos de potência, atuando nos temas energia solar fotovoltaica, geração distribuída, conexão à rede elétrica de baixa tensão, atendimento de localidades isoladas, sistemas fotovoltaicos off-grid, sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água, sistemas híbridos e microrredes de corrente contínua.
Ciclo Aberto Aesap
O Ciclo Aberto Aesap é um projeto de extensão desenvolvido pelo Desa e instituições parceiras, que surgiu no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH). Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos sobre questões ambientais e sustentabilidade.