Sexta, às 9h30: professores da UFPB e da UFRJ abordam retórica e ideologia em Demóstenes, Isócrates e Platão
A primeira sessão do Ciclo de palestras sobre retórica e oratória gregas será realizada on-line nesta sexta, 26 de maio de 2023, das 9h30 às 11h30. Os pesquisadores convidados são Priscilla Gontijo Leite, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Ticiano Curvelo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles falarão, respectivamente, sobre Formas de governo na retórica de Demóstenes e A concepção de filosofia na disputa ideológica entre Isócrates e Platão.
Os temas do ciclo abarcam autores dos séculos 5 e 4 a.C. e o que há de atual nos temas tratados por eles, nos campos da filosofia, da política e do direito.
Reconhecido como um dos grandes oradores da Antiguidade e grande defensor da democracia ateniense, Demóstenes constrói a defesa daquela democracia e do ethos do democrata utilizando elementos da oligarquia e do oligarca. Priscilla Leite vai partir dessa antítese para abordar questões relacionadas à liberdade, ao suborno e à educação de quem exerce o poder.
Na segunda palestra, Ticiano Curvelo vai discutir como Isócrates e Platão instituíram duas das mais proeminentes escolas filosóficas da Antiguidade em Atenas. Influenciados pela dialética socrática dirigida ao debate de virtudes morais, ambos são radicais opositores dos sofistas, que promoviam, segundo eles, uma educação retórica imoral e lisonjeadora; para oferecer novas alternativas pedagógicas para a formação política dos jovens, tanto Isócrates como Platão propuseram, sob a alcunha de “filosofia”, modelos de paideia orientados para o bem comum, a justiça e a idoneidade.
Ainda segundo os organizadores do ciclo, a fim de se opor à retórica sofística, o idealismo da filosofia platônica vale-se do método dialético para que o conhecimento das virtudes morais seja alcançado, promovendo assim a justiça e o bem comum da pólis; o pragmatismo isocrático, ao contrário, determina que a filosofia se dê por meio de uma “paideia (sistema de formação ética na Grécia Antiga) dos discursos políticos”, em que somente as boas opiniões (dóxai) seriam capazes de bem orientar a cidade para as ações a serem tomadas, em detrimento de uma epistéme platônica que nada serviria para a política.
Priscilla Leite e Ticiano Curvelo
Priscilla é professora de Pré-história e História Antiga e membro permanente de programas de pós-graduação na UFPB. Doutora em Mundo Antigo (summa cum laude) pela Universidade de Coimbra (Portugal), ela fez licenciatura e mestrado em História na UFMG, no segundo caso sob orientação do professor Dabdab Trabulsi. Seus principais temas de interesse são retórica ática, democracia ateniense, religião grega e ensino de História Antiga. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), da Sociedade Brasileira de Retórica (SPR) e da Associação Nacional de História (Anpuh), e participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Ticiano Curvelo leciona Língua e Literatura Grega na Faculdade de Letras da UFRJ. Cursou mestrado e doutorado em Letras Clássicas na USP, com bolsa da Fapesp, sob orientação do professor Daniel Rossi Nunes Lopes. Graduou-se também na USP, em Letras (português e grego). Entre 2014 e 2015, fez estágio de doutorado em Roma, Itália, na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, com bolsa da Capes, sob orientação do professor Roberto Nicolai. Curvelo é membro da SBEC, da SBR, do grupo Rhetor (UnB/UFRJ/UFPB) e do Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Atua nos projetos de pesquisa e tradução da obra do orador Iseu (UFPB), da Biblioteca de Fócio (UFRJ), e no projeto de extensão Núcleo de documentação em línguas clássicas (NDLC/UFRJ), em parceria com a FBN. Atua na área de retórica grega antiga, com ênfase na obra do ateniense Isócrates.
Disciplina da Filosofia
O ciclo de palestras está vinculado à disciplina Persuasão em ação: o cânon dos 10 oradores áticos e a demarcação entre filosofia e retórica em Platão, oferecida no Departamento de Filosofia da Fafich pela professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho. O ciclo é direcionado aos alunos do curso, mas recebe também outros interessados em retórica e áreas afins. Inscrições para participar (e receber certificado) deverão ser feitas até sexta, às 7h, em formulário específico.
O ciclo terá três sessões neste semestre, em horários variados, para atender a um público mais amplo.