Programação de fim de ano no Espaço do Conhecimento UFMG
Dezembro é marcado pela comemoração do Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a chegada do verão e, principalmente, pelas celebrações de Natal e Ano Novo. Para entrar no clima, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial para encerrar o ano e agradecer às mais de 70 mil pessoas que visitaram o museu ao longo de 2022.
A programação deste mês recebe o nome Mineiridades e vai até o dia 18. O Espaço lançou uma playlist na plataforma de música Spotify com o nome O som que vem das Minas, em que compila músicas de cantoras mineiras. O museu também promoverá uma visita mediada à exposição Feitos de folhas e penas, além de oficinas inéditas, uma delas voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e outra sobre a evolução dos pássaros.
Nas usuais sessões no Planetário, um destaque é o filme Da Terra ao Universo, que mostra os planetas do Sistema Solar e outras galáxias. A entrada custa R$ 10 (inteira).
Oficinas e visitas mediadas
No sábado, dia 3, a partir das 15h, será realizada uma oficina para crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos. Oficina Pássaros por um dia: bicando a evolução consiste em um jogo no qual os participantes devem imaginar que são aves, evoluindo e se adaptando para sobreviver. A cada rodada, os pássaros se alimentarão e usarão diferentes objetos que simularão bicos, como garfo e colher. Durante a oficina, serão discutidos os conceitos de evolução, mutação genética, entre outros, de forma lúdica.
Uma visita mediada pela exposição Feitos de folhas e penas ocorre no domingo, dia 4, às 15h. A atividade é um convite para conhecer, em diálogo com a equipe de mediadores do museu, os dois eixos da mostra: saberes do mato Pataxó, com desenhos de Japira Pataxó, e a presença e retomada da fabricação do Manto Tupinambá, por Glicéria Tupinambá.
Na oficina TaTEAndo o museu, que ocorre no dia 10, às 15h, crianças de 4 a 12 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são convidadas para contação de histórias relacionadas às exposições e dinâmicas que incorporem elementos do museu de uma forma divertida. Isso será feito por meio de uma mediação interativa nos andares.
No dia 11, às 15h, haverá mais uma visita mediada. Os participantes poderão imergir na exposição Mundos indígenas acompanhados pelos mediadores do museu. A atividade promove um diálogo com o público de diversas idades sobre os povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop, que são representados na exposição.
De 15 a 18, o museu recebe a instalação interativa Ateliê de cartões. O objetivo da instalação é resgatar memórias do interior de Minas Gerais por meio de músicas mineiras e de uma ambientação específica, com luzes e cores específicas. Também será aberto um espaço para confecção de cartas e cartões de Natal inspirados em letras de músicas de cantoras e cantores mineiros.
No dia 17, às 18h, o público poderá realizar a oficina de tecelagem Tecendo histórias, que tem como proposta a criação de pequenos tapetes, usando a técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal. Haverá a tradução e interpretação de histórias dos próprios participantes em elementos dos tapetes, transformando sentimentos, tais como alegria, leveza, drama e tensão em componentes visuais como cores, formatos e texturas.
A última oficina ocorre no dia 18, às 12h. Coleção de estrelas abrirá espaço para os participantes criarem suas próprias constelações com base em mapas estelares que serão distribuídos. Eles também poderão inventar mitos, histórias ou lendas para suas constelações. Crianças a partir de 6 anos e demais públicos podem realizar a atividade.
De 20 de dezembro a 2 de janeiro de 2023, o museu estará fechado em razão do recesso de fim de ano. Mais informações estão disponíveis em seu site.