Projeto 'Multiverso' leva o sertão de Guimarães Rosa para o Espaço do Conhecimento
O projeto Multiverso retorna ao Centro Cultural UFMG no sábado, dia 20 de maio de 2023, às 17h. Com narração de textos da obra de Guimarães Rosa, o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim convida o público a refletir sobre a travessia da vida, que reverbera nas personagens do sertão mineiro, por meio de uma imersão que dará vida a textos roseanos.
Gratuito e aberto ao público geral, o evento é realizado em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG.
Grupo Miguilim
O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim é constituído por jovens moradores de Cordisburgo, cidade natal de João Guimarães Rosa, localizada a 130 quilômetros da capital mineira.
A criação do Grupo, em 1995, foi iniciativa da médica Calina Guimarães, prima do escritor. Desde 2000, as contadoras de estórias Dôra Guimarães e Elisa Almeida, integrantes do Grupo Tudo Era Uma Vez, uniram-se a Calina na formação dos membros do Grupo Miguilim.
Posteriormente, passaram a participar desse processo a pedagoga Lúcia Corrêa Goulart de Castro, na pré-seleção de candidatos, e Fábio Júnio Barbosa, ex-integrante e atual coordenador.
Multiverso
Os eventos do projeto Multiverso, que ocorrem desde 2017, sempre às 17h, integram o Circuito Cultural UFMG, realizado pela Procult em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.
Mais conteúdo sobre o tema dessa edição do Multiverso está na exposição virtual Sertão mundo, do Espaço do Conhecimento UFMG.