Quarta, às 12h30: recital de canto sobre loucura feminina com obras de Debussy, Berlioz e Strauss na Reitoria
O recital de câmara Ainda sobre loucas, e outras, com a soprano Nívea Freitas e o pianista Wagner Sander, é a próxima atração do projeto Quarta doze e trinta. O evento, gratuito e aberto ao público, é às 12h30 desta quarta-feira, 20 de setembro de 2023, no auditório da Reitoria da UFMG, campus Pampulha.
Entre o final do século 19 e o início do 20, a loucura feminina serviu de inspiração para poetas, compositores e pintores, sob a influência da psicanálise de Freud e em busca da expressividade de emoções intensas inerentes ao período romântico. Na música, a voz das sopranos foi escolhida como estereotípica da mulher perturbada ou inconformada com as pressões e imposições patriarcais da época. Nesse período, surgiram personagens trágicas na ópera e no teatro, como Lucia di Lammermoor e Ana Bolena, de Gaetano Donizetti, e Ophelia, da peça Hamlet, de Shakespeare.
O espetáculo surgiu durante a pandemia, quando os artistas produziram diversas peças audiovisuais sobre a Ophelia de Shakespeare. O repertório desta edição busca retratar personagens loucas por meio de obras dos compositores Claude Debussy, Gabriel Fauré, Ambroise Thomas, Hector Berlioz e Richard Strauss.