Quarta, às 19h: embaixador Luiz Augusto de Castro Neves fala sobre o futuro das relações do Brasil com a Ásia
O ano acadêmico do Centro de Estudos da Ásia Oriental (Ceao) da UFMG será aberto nesta quarta-feira, 9 de junho de 2021, com a conferência O futuro das relações entre Brasil e Ásia, que será ministrada pelo embaixador Luiz Augusto de Castro Neves. O evento começa às 19h, com transmissão pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) no YouTube. A abertura será feita pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, pelo diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba, e pelo diretor do Ceao, professor Lucas Carlos Lima.
Castro Neves ocupou várias posições de destaque no Ministério das Relações Exteriores: foi embaixador do Brasil na China (2004-2008) e no Japão (2008-2010), membro da Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica, que tem sede em Viena, e secretário-executivo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1992-1995). Atualmente, preside o Conselho Empresarial Brasil-China. É mestre em Economia pela University College da Universidade de Londres.
O Ceao foi criado em 2014, para aprimorar as relações acadêmicas entre a UFMG e instituições asiáticas e fomentar o conhecimento da comunidade universitária sobre a cultura dos países da região. Para tanto, o órgão promove eventos, projetos, visitas técnicas, publicações e traduções.