Quarta, às 19h: especialista em clima aborda a descarbonização da economia em evento on-line
Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon, empresa brasileira referência em assessoria sobre mudanças globais do clima, é o palestrante do próximo encontro on-line do Ciclo Aberto de Encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap). Com o tema Pegada de carbono e descarbonização da economia, o evento ocorre nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2023, às 19h.
Eduardo Coutinho de Paula, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG), será o moderador da mesa, com comentários de Ana Letícia Aguiar, engenheira ambiental graduada pela UFMG e consultora sênior de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas na Ernst & Young Brasil. Ouvintes que participarem pela primeira vez do Ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão, que será na plataforma Microsoft Teams.
A pegada de carbono é a medida da quantidade de gases de efeito estufa (GEE) em unidades de dióxido de carbono (CO2 ) produzida por atividades humanas. Para sua formulação, são consideradas fontes de emissão, sumidouros e armazenamento de carbono na produção e no consumo, dentro de um espaço e tempo limite especificados do sistema em estudo.
Como ferramenta de mensuração da sustentabilidade, a pegada de carbono vem recebendo crescente interesse no contexto de mudança global do clima, com a finalidade de avaliação de produtos, processos e serviços. O conceito insere-se no contexto da descarbonização da economia, ainda baseada em combustíveis de origem fóssil.
O palestrante
Felipe Bittencourt tem mestrado e doutorado em Mudança do Clima e é pós-graduado em Direito Ambiental. Com 16 anos de experiência no tema, foi consultor da ONU e do Banco Mundial em trabalhos de mitigação e adaptação à mudança do clima em cidades brasileiras. Felipe é CEO da WayCarbon, empresa brasileira referência em assessoria sobre mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias e negócios visando a ecoeficiência e a economia de baixo carbono. Desde 2013, é professor convidado na UFMG, onde leciona disciplinas relacionadas à crise climática.
Ciclo Aberto Aesap
O Ciclo Aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e instituições parceiras, que surgiu da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH). Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos e de livre participação sobre questões ambientais e sustentabilidade.