Quarta, às 19h30: Centro Cultural promove roda de diálogo sobre fotografia e política
Na quarta-feira, 15 de setembro de 2021, o Centro Cultural UFMG vai promover uma roda de diálogo com o tema Territórios vizinhos: fotografia e política. A conversa será transmitida ao vivo, a partir das 19h30, e estará aberta à formulação de perguntas e comentários.
O evento reúne o fotógrafo e artista visual Gilvan Barreto e a professora e pesquisadora Daniela Bracchi, com mediação de Eduardo Queiroga, professor e fotógrafo. A proposta é unir prática artística com a reflexão, por meio de um diálogo aberto e leve e com base em aspectos observados na obra do artista, como o processo criativo, os variados suportes e suas temáticas.
O encontro é parte do projeto Bordas de imagem, série de rodas mediadas por Eduardo Queiroga. As conversas, segundo ele, abordam questões contemporâneas da fotografia, "por meio de articulações entre o fazer artístico e as pesquisas acadêmicas, atravessando fronteiras, contrabandeando ideias, abrindo fissuras entre prática e teoria".
Sobre os convidados
Gilvan Barreto tem seu trabalho focado em questões políticas, sociais e ambientais. Já publicou seis livros e ganhou os prêmios Brasil de Fotografia (2017 e 2014), Marc Ferrez (2014), Conrado Wessel de Arte (2013) e Pierre Verger (2017). Também foi selecionado para integrar o programa Rumos, do Itaú Cultural, em 2018 e 2014. É diretor do documentário Prelúdio da fúria (2016) e codiretor de Novo mundo (2020), websérie e curta-metragem sobre violência de Estado e racismo.
Daniela Bracchi é docente dos cursos de Design e Comunicação e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora no campo das narrativas fotográficas, é mestre em semiótica pela PUC-SP e doutora na mesma área pela USP, com tese sobre a fotografia contemporânea brasileira.