Evento acadêmico

Núcleo da Enfermagem celebra Agosto Dourado com palestra sobre aleitamento materno

Ver cartaz do evento >

Fundamental para a imunidade, a nutrição e o desenvolvimento no início da vida, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento de “qualidade ouro” para os bebês. Para incentivar o aleitamento materno no país, acompanhando campanha mundial, a Sociedade Brasileira de Pediatria criou, em 2017, o Agosto Dourado.

O Núcleo de Estudos em Alimentação e Nutrição nos Ciclos da Vida (Neanc), vinculado à Escola de Enfermagem da UFMG, promoverá, na próxima quinta-feira, 12 de agosto de 2021, a palestra Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada. O evento, gratuito, terá início às 14h, com transmissão pela plataforma Zoom. 
 
A palestra será ministrada pela enfermeira Cíntia Ribeiro Santos, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman e coordenadora nacional da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN). A mediação ficará a cargo da professora do Departamento de Nutrição Luana Caroline dos Santos. 
 
“Precisamos avançar muito para que essa prática se torne mais frequente e que seja possível para a maioria das mulheres. Para isso, devemos refletir sobre as diferentes estratégias de proteção que envolvem desde a consolidação de marcos legais como a ampliação da licença-maternidade e atenção às exigências da NBCAL [Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras] até a sensibilização de profissionais de saúde e da população para a importância de proteger o aleitamento”, afirma a professora.

O encontro valerá certificado. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico. Mais informações estão no perfil do Neanc no Instagram.

Descrição Imagem
Além de ser um forte elemento nutritivo, o leite materno possui anticorpos, enzimas e células brancas que fortalecem a imunidade da criança Marcelo Camargo | Agência Brasil