Evento cultural

Quinta, às 19h: cinemas negro e indígena são atrações da terceira sessão da 'Mostra Sagarana'

Os curtas-metragens da terceira sessão de filmes do CineBaru – Mostra Sagarana de cinema, festival que dá visibilidade a produções da região baiangoneira, representam os cinemas negro e indígena. A exibição será realizada nesta quinta-feira, 17 de agosto de 2023, a partir das 19h, no auditório do Centro Cultural UFMG. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. A última sessão será no dia 31, com 16 filmes sobre território.

Com duração de 109 minutos, a sessão desta quinta começa com Tança, documentário dirigido pela Irmandade dos Atores da Pândega e pela Associação Quilombola Mato do Tição, sobre Constantina Augusta dos Santos, africana escravizada na região da Serra do Cipó, Minas Gerais, e matriarca ancestral do Quilombo da Matição, que teria vivido cerca de 130 anos. O bastão e o rosário, de Ana Luísa Cosse, retrata o reinado mineiro, representado pela Irmandade de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do bairro Alto dos Pinheiros, em Belo Horizonte.

Raízes
Em Tudo que é apertado rasga, Fábio Rodrigues Filho utiliza imagens de arquivo para rever parte da cinematografia nacional à luz da atuação negra. Meia lata d’água ou Lagarto camuflado, de Plínio Gomes, retrata a comunidade quilombola de Tijuaçu, distrito de Senhor do Bonfim, na Bahia, pelo olhar do autor, que tem raízes nela. Onde aprendo a falar com o vento, de André Anastácio e Victor Dias, conta a história de um grupo de jovens de Oliveira, Minas Gerais, que fundou o Reinadinho, versão do festejo do Reinado protagonizada por crianças e jovens.

Descrição Imagem
Cena do curta ‘O bastão e o rosário’, de Ana Luísa Cosse Foto: divulgação

Ficha técnica

CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema e Meu Cinema, Nosso Território
Data: 17 de agosto de 2023
Horário: 19h
Local: auditório do Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte)
Classificação etária livre
Evento gratuito

Serviço

17 de agosto de 2023

às 18h

Auditório do Centro Cultural UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte