Quinta, às 19h: livro que propõe concepção funcional da gramática será lançado em live
Qual é a gramática que deve ser ensinada na escola? Que tipo de formação teórica é necessária para que professores em formação inicial e em formação continuada possam ter um bom desempenho na condução pedagógica das lições escolares sobre a gramática? O livro Laboratório de ensino de gramática, que será lançado nesta quinta-feira, 24 de agosto de 2023, às 19h, oferece respostas para essas e outras perguntas que professores, em qualquer nível de formação, possam ter feito em algum momento da sua atuação docente.
Com mediação da professora da Faculdade de Letras da UFMG (Fale) Natália Sigiliano, o evento on-line será transmitido pelo canal da Editora Contexto no YouTube. A obra, que faz parte da coleção Linguagem na universidade, foi escrita por André V. Lopes Coneglian, também professor da Fale e que estará presente na live, em parceria com a professora Maria Helena de Moura Neves, referência nos estudos da gramática e história da língua portuguesa, que faleceu em dezembro do ano passado.
Plural e variada
Na última obra de Maria Helena Neves, André Coneglian junta-se à autora para propor um ensino que leva o estudante a perceber que sua língua é plural e variada. Os autores acreditam que a gramática não só possibilita a construção e verbaliza experiências e desejos, mas também fornece instrumentos para agir sobre o mundo, as pessoas e as instituições.
Com sugestões de exercícios, o livro reúne conteúdo teórico e prático essencial para que o futuro professor consiga mostrar de forma efetiva, em sala de aula, o mecanismo gramatical da língua, que produz os significados e obtém os efeitos na linguagem. A obra apresenta uma teoria que embasa o ensino escolar e chega a uma concepção funcional de gramática, que exige sintaxe, semântica e pragmática. O intuito é fazer com que estudantes, tanto universitários quanto da educação básica, verifiquem a gramática da língua operando na construção dos significados.