Quinta-feira, às 19h30: concerto de violão explora ritmos, melodias e harmonias da América Latina
O Conservatório UFMG recebe, na noite desta quinta-feira, 17 de novembro de 2022, o violonista e compositor mineiro Álvaro Maia. Ele vai apresentar o concerto Violão latino-americano, em que explora traços da cultura da América Latina, como ritmos, melodias e harmonias.
Cada peça foi selecionada para evidenciar o lamento e a alegria das nacionalidades. Além de composições clássicas, o concerto terá criações próprias, arranjos e adaptações inéditos para o violão, a fim de demonstrar a aceitação do instrumento como um “provinciano tradutor de nossa história", como define Maia.
A apresentação integra o projeto Palco Livre, que promove apresentações de grupos musicais, selecionados por chamada pública. No programa, figuram obras como Valsa venezuelana, de Antônio Lauro, Tango para o curió, de Álvaro Maia, e Um tom para Jobim, de Sivuca. O show, gratuito, terá início às 19h30. O espaço tem capacidade para 220 pessoas, e a entrada se dará por ordem de chegada.
Trajetória
Álvaro Maia tem suas raízes musicais no choro, no samba, na música mineira e latino-americana. É discente do curso de violão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde é orientado por Guilherme Vincens, doutor em performance musical (violão) e etnomusicologia pela University of Arizona, Estados Unidos.