Quinta e sexta: Centro Cultural recebe peça dançante inspirada em gênero musical cubano
Nos dias 18 e 19 de maio de 2023, às 18h30, o Centro Cultural UFMG vai receber a Coaduna Cia de Dança para a apresentação do espetáculo Habanera, dirigido pelo artista Dadyer Aguilera.
Habanera é uma peça dançante que propõe recriar um baile de salão da segunda metade do século XIX, em Cuba, e transportá-lo para os tempos atuais, incorporando elementos espaciais e movimentos contemporâneos, instigando a reflexão de importantes temas vigentes, como o lugar das pessoas LGBTQIAP+, das mulheres, dos corpos pretos e as diversas formas de se relacionar.
Considerado o primeiro ritmo genuinamente latino-americano, a habanera é um gênero cujo nome deriva da sua cidade de origem em Cuba. Influenciando a música mundial desde o século XVII, a habanera inspirou a criação de outros ritmos, como tango, vanerão, maxixe, samba e a música erudita.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma Sympla e na portaria do Centro Cultural uma hora antes das sessões. Os valores são R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). O evento integra o projeto Recitais e tem classificação livre.
Inspiração
Dadyer Aguilera, diretor artístico da Cia Coaduna de Dança, se inspirou no álbum En un salón de la Habana: Habaneras y Contradanzas (1830-1855), do grupo espanhol Axivil Criollo, para criar a obra dançante Habanera.
As dançarinas são moradoras de diversas regiões da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A peça é composta de coreografias dançadas em pares e em grupo, nas quais a pergunta e a resposta corporal transcendem o estímulo musical e trazem à tona sentimentos, experiências pessoais e amorosas, que reverberam no atual contexto sociocultural.
O projeto Recitais foi desenvolvido para acolher as diversas manifestações culturais, disponibilizando um espaço de estímulo e visibilidade para que artistas apresentem seus trabalhos autorais, potencializando suas múltiplas vozes.