'Recital intertextual' da pianista Marina Spoladore é a atração desta segunda no Conservatório
Nesta segunda, dia 21 de agosto de 2023, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe o recital Fluxos criativos: recomposição colaborativa em performance, com a pianista e professora Marina Spoladore, do Departamento de Piano e Cordas da Unirio. No programa, a musicista explicita a intertextualidade e a referencialidade das obras musicais pesquisadas em seu doutorado em Performance Musical na UFMG.
O concerto será aberto com obra Anamorfosi, de Salvatore Sciarrino, que mistura gestos de Jeux d’Eau, de Maurice Ravel, com o conhecido tema do filme Singing in the rain. Outro destaque do recital é Metamorfoseanna, de Gabriel Mesquita, obra gravada no último mês para compor o produto artístico do doutorado de Spoladore. O compositor utiliza diversos modelos de intertextualidade a partir da Sonata op. 2 n. 1, de Beethoven.
O recital será encerrado com Jonas (1992), de Pauxy Gentil-Nunes, o ponto de partida para a recomposição colaborativa intitulada Jonas Reborn (2022), da própria Marina Spoladore e de Pauxy Gentil-Nunes, que se tornaram o objeto do primeiro estudo de caso da pesquisa da pianista. Jonas Reborn relaciona-se integralmente com elementos de Jonas, ora de forma mais explícita, por citação da obra de partida, ora por meio dos simbolismos sugestivos da parábola do profeta, ou simplesmente pelo uso de técnicas alternativas do uso do piano.
O trabalho de Marina Spoladore pode ser acompanhado em seu perfil no Instagram.
Repertório
Salvatore Sciarrino - Anamorfosi (1980) – 3’
Caroline Shaw - Gustave Le Gray (2012) – 13’
Gabriel Mesquita - Metamorfoseanna (2023) - 7’
Pauxy Gentil-Nunes - Jonas (1992) – 13’
Pauxy Gentil-Nunes / Marina Spoladore - Jonas Reborn (2022) – 15’