Sábado, às 10h: comunicação com surdos em museus é tema de oficina
O Espaço do Conhecimento UFMG realiza no sábado, 25 de setembro de 2021, a partir das 10h, a oficina virtual A comunicação com surdos nos museus. A atividade, oferecida no âmbito do projeto Sábado com Libras, tem 30 vagas abertas e não exige conhecimento prévio sobre a linguagem dos sinais. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem preencher formulário eletrônico.
A oficina marca as comemorações do Dia Nacional do Surdo (domingo, 26) e integra o movimento Setembro Azul, que valoriza as conquistas da comunidade surda brasileira. Na atividade deste mês, será abordada a importância da acessibilidade nos espaços culturais e as formas de promovê-la.
O evento também vai apresentar ao público alguns termos e expressões próprios da linguagem dos museus na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade será realizada na plataforma Zoom e ministrada em português e em Libras, pelo Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento.
Detalhes do evento estão no site do Sábado com Libras.
Encontros sobre Libras
O projeto, que se chamava Quinta com Libras, teve início em abril de 2015. O objetivo é oferecer a oportunidade para as pessoas que estudam ou são fluentes em Libras usarem o Espaço do Conhecimento como ambiente de encontros e trocas. Desde novembro de 2015, o museu promove oficinas mensais na Língua Brasileira de Sinais, com os temas astronomia, desenho, teatro e música.
Devido aos protocolos de distanciamento relacionados à pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para dar continuidade ao projeto, o Espaço do Conhecimento realiza o Sábado em Libras em seus perfis nas redes sociais.
Os interessados podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias em Libras e outros conteúdos no canal do Espaço no YouTube. No Instagram, há vídeos em que são ensinados os sinais correspondentes a diversas palavras e expressões.