Sábado, às 10h: oficina do Espaço do Conhecimento propõe reflexão sobre culturas indígenas
Paçoca, pipoca, maracanã, jacaré, ipanema: o que essas palavras têm em comum? Assim como diversos hábitos, comidas, práticas e instrumentos presentes no cotidiano, elas têm origem nos conhecimentos dos povos indígenas. Neste sábado, 19 de junho de 2021, a partir das 10h, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza mais uma oficina do projeto Espaço em rede. Os participantes serão convidados a uma reflexão sobre as culturas indígenas por meio de palavras que integram o léxico do português brasileiro.
Por meio de jogos e desafios, a oficina Brincando com as palavras fará, de forma lúdica e leve, uma contextualização histórica sobre os povos indígenas brasileiros. Também serão abordadas a estrutura e a relevância dos troncos linguísticos Tupi e Macro-jê e a formação de palavras influenciadas especificamente pelo tronco linguístico Tupi.
O encontro será realizado via Zoom. As inscrições, abertas ao público infantojuvenil a partir dos 8 anos, podem ser feitas por formulário disponível no site do Espaço do Conhecimento. As 20 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.