Hoje, às 16h: lançamento do aplicativo 'Novas ondas de rádios para as infâncias'
Neste sábado, dia 26 de junho de 2021, às 16h, será lançado o aplicativo Novas ondas de rádio para as infâncias, que reunirá os programas dedicados às crianças da América Latina e do Caribe.
Por meio do aplicativo, será possível ouvir canções dos integrantes do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (Mocilyc). Um dos destaques do evento deste sábado, que será transmitido pela página do Movimento no Facebook, é o pocket Brincanectados, do Grupo Serelepe. Coordenado pelo professor Eugênio Tadeu, da Escola de Belas Artes, o Serelepe mantém um programa na Rádio UFMG Educativa.
O aplicativo
A proposta do aplicativo é reunir os vários programas de rádio veiculados na América Latina e no Caribe com ênfase em brincadeiras e música para crianças. O aplicativo anunciará o momento em que algum programa está começando, sempre considerando o fuso horário de cada região.
Também serão incluídos os links para acesso a esses programas e às rádios que têm programação contínua, como Butiá, Butiá Plus, Butiá-Brasil e Upa.
A Rede de Rádios Mocilyc resulta da confluência de experiências de programas de rádio de integrantes do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, constituído em Havana, Cuba, em 1994. Na época, a Casa de las Américas convocou artistas que dedicavam suas canções às crianças para um encontro em que se reuniram artistas da Argentina, da Colômbia, de Cuba, do Chile, do México e da Venezuela.
O grupo foi ampliado em 1996, em Maracaibo, na Venezuela. Na ocasião, o Duo Rodapião, formado por Eugênio Tadeu, da UFMG, e Miguel Queiroz, à época professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), aderiu ao movimento.
Nesses encontros, ocorre o Festival Latinoamericano de la Canción Infantil, com oficinas, palestras e o intercâmbio de livros, CDs, DVDs e outras produções. A cada ano, os participantes do movimento apresentam seus trabalhos e discutem a produção artística, principalmente a musical, dedicada a crianças.