Segunda, às 19h30: baterista Bruno Aguiar faz recital de doutorado no Conservatório
Nesta segunda-feira, 16 de outubro de 2023, às 19h30, o baterista Bruno Aguiar realiza seu recital de doutorado em Música pela UFMG. O repertório se baseia em pesquisa orientada pelo professor Fernando Rocha, do Departamento de Instrumentos e Canto. O evento, gratuito e aberto ao público geral, ocorre no Conservatório UFMG.
Ainda em andamento, a pesquisa discorre sobre o paralelo entre duas diferentes condutas da performance da bateria: a improvisada, muito presente no jazz e na música instrumental, e a composta e planejada, popular entre bandas de rock progressivo e heavy metal. O grupo Tríade Instrumental e a banda Perfect Element vão participar do recital, cujo programa reúne obras de Milton Nascimento, Edu Lobo, Tom Jobim e Chick Corea.
Trajetória
Mestre e bacharel pela UFMG, Bruno Aguiar estudou bateria na Drummers Collective School of Music, em Nova York. Há 25 anos, ensina o instrumento em diversas instituições. Em suas produções musicais, colaborou com grupos e artistas como Gerais Big Band, Cachalote, Laranja Mecânica, D.AM, Fusion Trio e Beto Lani. Aguiar foi fundador e gestor, de 2011 a 2018, do Estúdio Vila, no qual trabalhou com jingles e gravações de áudio. Além de se apresentar em espaços diversos, ele gerencia sua própria escola de bateria e coordena o curso de bateria e percussão da Integrar Escola de Música e Arte, em Belo Horizonte.
Programa:
Grupo Tríade Instrumental
Vento bravo – Edu Lobo
Samba de uma nota só – Tom Jobim
Spain – Chick Corea
Vera Cruz – Milton Nascimento e Wagner Tiso
Perfect Element
Hope
Dark waters
A daydream
Another chance