Evento acadêmico

Segunda, às 21h: professor da Filosofia fala sobre paradoxos e axiomatização em Zenão e Euclides

Ver cartaz do evento >

O projeto de extensão UFMG noturna encerra seu semestre na próxima segunda, 3 de julho de 2023, com a palestra Zenão e Euclides: paradoxos e axiomatização, do professor Antonio Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich. O encontro terá início às 21h, na sala 412 C do CAD2, campus Pampulha. O acesso é franqueado ao público geral.

Coelho, que é matemático e filósofo com mestrado e doutorado em lógica na USP, vai abordar um desdobramento lógico dos paradoxos de Zenão e outros temas, como a estrutura lógica da noção de arche, uma concepção de sistema axiomático,  os Elementos de Euclides (e algumas das definições iniciais, as noções comuns, os postulados e a Proposição 1), um modelo de racionalidade científica e mudanças desse modelo na modernidade e na contemporaneidade. “Como disse o poeta Fernando Pessoa, ‘o binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso’. Assim, tratemos das matemáticas, modelo de conhecimento para Platão e tantos outros filósofos”, afirma a professora Maria Cecília Coelho, coordenadora do UFMG noturna

Antonio Mariano Nogueira Coelho foi professor de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na graduação, e membro permanente do programa de pós-graduação, na linha de pesquisa em Lógica, Ontologia e Filosofia das Ciências Formais. Ele é bacharel e especialista em Matemática pela UnB, doutor e mestre em Filosofia, na área de lógica, pela USP, ambos sob orientação do professor Newton Carneiro Affonso da Costa, um dos intelectuais brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. Em 2012, ingressou no Departamento de Filosofia da UFMG. Seus principais interesses são Lógica e Filosofia da Matemática (metodologia e ontologia do Forcing de Cohen, Complexidade de Kolmogorov e identificação de estruturas).

A palestra integra o ciclo UFMG noturna, que oferece aulas abertas a um público mais geral, relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília Coelho. As mesas temáticas e palestras promovem o diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e História antigas. Neste semestre, a atividade está vinculada à disciplina História da Filosofia Antiga I, do curso de graduação em Filosofia. Nas palestras presenciais, não é necessário ao público externo fazer inscrição prévia, basta assinar a lista de presença para receber certificado de participação.

Descrição Imagem
'Zenão abre as portas da verdade e da falsidade', afresco de Pellegrino Tibaldi, na biblioteca El Escorial (Espanha) Imagem: Domínio público

Ficha técnica

Serviço

30 de junho a 3 de julho de 2023

Sala 412C do CAD 2

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Campus Pampulha