Sexta, às 18h30: documentário 'Ô, de casa!' será exibido na mostra 'Cinema e educação'
No interior e na capital de Minas Gerais, crianças e adolescentes se apropriam dos espaços públicos para brincar. Nesse contexto, desenrolam-se as questões abordadas no documentário Ô, de casa! (2007), dirigido por Clarisse Alvarenga, que será exibido nesta sexta-feira, 28 de abril, às 18h30, no Centro Cultural UFMG.
"Em cada casinha, uma pequena história se passa: a visita indesejada de um menino que tudo bagunça, a possibilidade de fundar um espaço de individualidade recuado em relação ao espaço da família, a preparação do almoço pelas meninas enquanto meninos vão caçar e colher palha, o desentendimento decorrente da partilha do espaço e a reconstrução de uma casinha destruída. Fora desses ambientes, é possível entrever um mundo feito do tempo da memória dos que, no passado, brincaram ali, naqueles mesmos espaços", informa o texto de divulgação.
Ô, de casa! é o segundo filme exibido no âmbito da mostra Pensar o cinema, pensar a educação, que ocorre mensalmente, até o final de 2023, de forma gratuita e aberta ao público. A atividade é mais indicada a pessoas que desejam refletir sobre as pedagogias presentes no cinema em seus trabalhos de pesquisa. O evento integra o projeto CineCentro, e a classificação etária é livre.
A diretora
Clarisse Alvarenga é cineasta, professora e pesquisadora. Além do filme em cartaz, já dirigiu Umdolasi (2001) e Homem-peixe (2017). Atualmente, é professora na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o Laboratório de Práticas Audiovisuais (Lapa) e o Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (Lais). Seus estudos envolvem processos poéticos e pedagógicos realizados com coletivos e cineastas ameríndios. Clarisse também é autora do livro Da cena do contato ao inacabamento da história (Edufba, 2017).