Cena negra de BH
De 4 a 6 de novembro, o Teatro da Assembleia recebe o evento Cena negra de BH, que vai promover reflexões sobre a cena e os artistas negros de Belo Horizonte. A programação conta com apresentações artísticas e roda de conversa. A realização é do Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênicas (Leca), vinculado à Escola de Belas-Artes.
No dia 4, às 19h, a Cia. Espaço Preto vai apresentar o espetáculo O grito do outro – o grito meu!, que aborda o racismo e a construção das identidades em uma sociedade que se funda sobre o mito da democracia racial. Logo em seguida, às 20h, terá início a roda de conversa Cena negra: o que, como e por quê, com a participação de professores da UFMG e da coordenadora do Festival de Arte Negra BH (FAN-BH), Rosália Diogo. A entrada é franca para ambas as atividades.
Palhaças e negras é o título do encontro artístico que será realizado no sábado, 5, às 20h30. No domingo, 6, o Projeto UMA reúne representantes do hip hop de BH, fechando o evento com a apresentação de projeto relacionado às danças urbanas, ainda em desenvolvimento. A programação do fim de semana tem classificação etária livre e ingressos a R$ 5 e R$ 10.
O Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênicas é um coletivo de pesquisa dedicado à proposição de materiais para o ensino de artes cênicas, ao estudo da inserção das artes cênicas de Minas Gerais no mercado e à elaboração de políticas públicas para o setor.