Seminário discute práticas de saúde baseadas em evidências
Os profissionais da área da saúde precisam tomar decisões corretas e cuidadosas para tratar seus pacientes e, para isso, são adotadas as chamadas Práticas em Saúde Baseadas em Evidências (PSBE), tema de seminário que será realizado de 15 a 18 de fevereiro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, no campus Pampulha.
Coordenado pelo Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais e o Grupo Mais Evidências, o evento terá como tema central Aprendizado compartilhado, redes colaborativas.
O seminário, destinado à comunidade acadêmica e hospitalar, tem abordagem multidisciplinar, com discussões de tópicos nas áreas de Clínica Médica, Medicina Hospitalar, Pediatria, Cirurgia, Ortopedia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia e Cardiologia. Na ocasião, será lançada a Liga Acadêmica de Prática em Saúde Baseada em Evidências.
A programação conta, ainda, com duas mesas, cada uma com dois debatedores e um mediador. A primeira, Ciência, propaganda e mídia, discutirá o papel da mídia e da publicidade na divulgação dos avanços da saúde. “No cenário atual, a informação transparente se tornou essencial. De um lado, há interesses comerciais, convivendo com práticas arraigadas que, à luz da ciência, já deveriam ter sido abandonadas”, afirma José Luiz Nogueira, chefe do Núcleo de Atendimento à Tecnologia de Saúde. O tema da segunda mesa será Reações aos desperdícios, excessos e omissões da moderna assistência à saúde.
As inscrições serão efetuadas no local do evento. Os valores variam de R$20 a R$200. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento no Facebook. A programação completa está disponível no site do evento.