Palestra sobre a obra de Helena Antipoff
O trabalho de Helena Antipoff e o centenário da revolução russa serão lembrados em encontro no próximo mês, na sede da fundação que leva o nome da educadora e psicóloga, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No evento, que tem o Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG entre os organizadores, pesquisadores da Universidade receberão a visita da historiadora Marina Sorokina, curadora da coleção latino-americana do Centro Alexander Solzenitcyn de Estudos da Diáspora Russa, localizado em Moscou, capital daquele país.
Sorokina ministrará a conferência 'Experiências de Helena Antipoff em psicologia e educação na Rússia Soviética a partir de arquivos russos', na qual abordará os resultados de suas pesquisas sobre a atuação de Antipoff em instituições de pesquisa em psicologia e educação e em abrigos para crianças abandonadas e em risco social mantidos na Rússia na época da Revolução de 1917.
Em sua visita ao Brasil, a pesquisadora coletará materiais e depoimentos sobre Antipoff para exposição sobre sua vida e obra no Museu da Diáspora Russa, que será inaugurado em Moscou, em 2018, com a colaboração do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Fundação Helena Antipoff.
Também participará do evento a professora e pesquisadora Zoia Prestes, que compartilhará seus conhecimentos sobre a psicologia soviética e a obra do psicólogo e professor de literatura bielorrusso Lev Vygotski.