Seminário homenageia Francisco Iglésias, que faria 100 anos nesta semana
Nesta quinta-feira, 27 de abril de 2022, às 9h30, o auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) sedia o Seminário Professor Francisco Iglésias - 100 anos, evento realizado pela Face com o apoio do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contáveis de Minas Gerais (Ipead).
A mesa de abertura terá a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da professora Kely César Martins de Paiva, diretora da Face, do professor Frederico Gonzaga Jayme Júnior, diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Face, e de João Antonio de Paula, professor da unidade que coordena o seminário.
João Antonio de Paula é autor da biografia Francisco Iglesias, o caminho do historiador, publicada em 2018 pela coleção Beagá Perfis, da Conceito Editorial. Na ocasião de lançamento da obra, João Antonio comentou sobre sua relação pessoal com o biografado, de quem foi aluno e, mais tarde, colega de profissão. “Ter sido seu amigo é um dos poucos orgulhos que me permito ter”, confessou.
Após a abertura do evento, será exibido um vídeo em homenagem a Iglésias, ao qual se seguirá uma mesa-redonda sob a coordenação de Amílcar Martins Filho, professor da Face, com início às 10h. Nela falarão Fernando Novais, da USP, o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo de Araújo, membro da Academia Mineira de Letras (AML), e João Antonio de Paula.
No início da tarde, às 14h, terá vez a segunda mesa-redonda do evento, coordenada por Vera Alice Cardoso da Silva, professora da Fafich. Nela falarão Caio César Boschi, da PUC Minas, e Eliana Regina de Freitas Dutra, da UFMG. O fechamento da programação ocorre às 16h, com uma conferência do escritor Silviano Santiago sobre o homenageado.
A participação no evento é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica.
Sobre o homenageado
Nascido em Pirapora, em 1923, Francisco Iglésias foi um dos grandes nomes da vida cultural e intelectual mineira e brasileira do século 20.
Ao longo de sua carreira, o filho de imigrantes espanhóis se destacou por seus estudos sobre a história econômica, política e social dos séculos 19 e 20, tema sobre a qual assina vários livros – entre eles, Historiadores do Brasil: capítulos de historiografia brasileira, publicado postumamente, pela Editora Nova Fronteira, em 2000, como parte do esforço de organização empreendido por João Antonio de Paula.
Na UFMG, Iglésias integrou a primeira turma do curso de História e Geografia, no início dos anos 1940. Como professor na Face, atuou de 1949 a 1982, formando várias gerações. O professor da UFMG também foi cofundador e redator da revista literária Edifício (1946), que teve quatro números e se inscreveu na história “como um dos mais importantes documentos para a recuperação da memória da vida literária de sua época”, conforme certa vez anotou Eneida Maria de Souza.
Morto em fevereiro de 1999, Iglésias completaria cem anos nesta sexta-feira, 28 de abril.