Setembro Verde: seminário no HC vai discutir doação de órgãos e transplantes em tempos de pandemia
O atual cenário, os desafios e as perspectivas para os transplantes de órgãos no Brasil serão discutidos, de 21 a 25 de setembro de 2020, no seminário on-line Doação de órgãos e tecidos para transplantes: desafios em tempos de pandemia, promovido pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG. O evento é parte das ações do chamado Setembro Verde, alusivo à doação de órgãos e tecidos para transplantes. As palestras e mesas-redondas serão transmitidas pelo YouTube. Serão emitidos certificados, e os interessados deverão se inscrever pelo Sympla, onde a programação também está disponível.
A programação contará com representantes das equipes transplantadoras e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTT) do Hospital das Clínicas e de especialistas do Hospital Felício Rocho e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O processo de captação de órgãos e tecidos no HC, os cuidados ambulatoriais no pré e pós-transplante durante a pandemia e os impactos da covid-19 nas doações de órgãos e tecidos estão entre os principais temas da programação.
“A doação de órgãos sempre foi um tabu, pois está associada à morte de um ente querido. Por isso, é muito importante mobilizar a população e conscientizá-la dos benefícios da doação, que pode ajudar a salvar muitas vidas. Vale frisar que durante a pandemia houve uma considerável redução no número de doações, porque os critérios ficaram mais rigorosos”, afirma o gerente de Atenção à Saúde do HC, professor Alexandre Rodrigues Ferreira.
Gesto de solidariedade
Um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais, o Hospital das Clínicas da UFMG já realizou mais de 18 mil procedimentos desde o registro do primeiro transplante na instituição, em 1969. No entanto, os transplantes dependem de um gesto de solidariedade: a doação de órgãos.
Só em Minas Gerais, mais de quatro mil pessoas aguardam na fila do MG Transplantes. Com o intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar as doações, o Hospital das Clínicas propõe ações de conscientização durante todo o mês de setembro – 27 é o Dia Nacional da Doação de Órgãos.