Sexta, às 14h: desfile de uniformes integra comemorações dos 90 anos da Escola de Enfermagem
Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem participarão de um desfile de réplicas de uniformes, datados da década de 1930 aos dias atuais, na sexta-feira, dia 23 de junho de 2023, a partir das 14h, no auditório Maria Sinno. A atividade integra a programação dos 90 anos da unidade, localizada no campus Saúde.
Segundo a professora Fernanda Batista Oliveira Santos, coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem (Cemenf), os uniformes estão relacionados à formação de uma identidade de grupo. No contexto da saúde, eles cumprem uma função notável, que reverbera o cuidado com o profissional (segurança do trabalhador) e com o paciente (segurança do paciente).
"O uniforme também conta sobre a moda e a cultura de uma época, por ser um elemento marcante. O seu estudo possibilita identificar questões de ordem prática, como sua funcionalidade e o avanço tecnológico dos tecidos, contribuindo para acessarmos a história dos atores sociais que os vestiram e, assim, compreender a história do que hoje somos e usamos”, observa Fernanda Santos, que organizou a mostra, em parceria com Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, docente da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Pioneirismo
Em seguida ao desfile, a professora aposentada Geralda Fortina dos Santos ministrará palestra sobre os primeiros 35 anos da então Escola de Enfermagem Carlos Chagas. Ela vai resgatar a memória afetiva e histórica da primeira escola estadual de enfermagem no país (e primeira a diplomar religiosas) até a conquista, em 1968, do status de unidade autônoma integrada à Universidade Federal de Minas Gerais, ganhando a denominação de Escola de Enfermagem da UFMG.