Cursos

Sexta, às 17h: ciclo da Filosofia vai discutir sacrifícios e assassinatos de mulheres da mitologia grega

Ver cartaz do evento >

Nesta sexta-feira, 16 de julho de 2021, às 17h, será retomado o ciclo de palestras e mesas-redondas promovido pela disciplina Entre gregos e baianos: recepção do mito de Medeia, ofertada pelo curso de graduação em Filosofia da Fafich e ministrada pela professora Maria Cecília Miranda de Nogueira Coelho. A atividade é aberta ao público e gratuita.  

O primeiro encontro terá como tema Em nome do pai: sacrifícios e assassinatos de/por mulheres. Duas pesquisadoras vão debater o contraste entre o sacrifício de Ifigênia e o filicídio de Medeia: a artista e professora Andrea Eis, da Oakland University (EUA), que produziu filmes experimentais sobre mulheres míticas gregas, e Romana Almeida, graduada em filosofia pela UFMG, que, em seu trabalho de conclusão de curso, abordou a peça Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e sua recepção no cinema.

O encontro será transmitido pela plataforma Zoom, e a inscrição deve ser feita até as 14h do dia do evento, por formulário eletrônico. Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço gregosebaianos@gmail.com.

Medeia será tema também das próximas mesas do ciclo, ainda em julho. No dia 23, o professor da USP Fernando Rodrigues vai abordar o tema Traduzir a Argonáutica, reencontrar Medeia; no dia 30, o tradutor Márcio Gouveia vai falar sobre Medeias latinas.

Descrição Imagem
Representação artística de Medeia, de autoria de Frederick Sandys; o quadro foi pintado entre 1866 e 1868 Wikipedia | Domínio Público