Sexta, às 18h30: Magna Oliveira apresenta narrativas negras na sessão 'Aquilombar'
Nesta sexta-feira, 25 de junho de 2021, às 18h30, o projeto Baixo Centro En[cena], do Centro Cultural UFMG, recebe a contadora de histórias Magna Oliveira, que apresentará narrativas negras na sessão de contação Aquilombar. A live, aberta ao público, será transmitida pelo canal do Centro Cultural no YouTube.
Aquilombar sugere agrupar, e, como neste momento não é possível reunir-se em uma roda, o convite é para que as pessoas se juntem em casa para ouvir os relatos de Magna Oliveira sobre a viagem que fez a Angola, em 2019. Ela vai discorrer sobre as orixás femininas – Iábás – e contar histórias como Nanã e a criação do homem, Oiá e o vento e outras do livro Mitologia dos orixás, de Reginaldo Prandi, adaptadas por Magna. As narrativas serão acompanhadas por músicas como Cordeiro de nanã, do grupo Os Tincoãs, e Oiá, composta pela própria contadora.
Coletivo e projeto de extensão
Magna Oliveira é formada em Comunicação Social, especialista em Gestão Institucional e mestranda na linha de pesquisa Educação de Jovens e Adultos na Faculdade de Educação da UFMG (FaE). Fez cursos de contação de histórias na Biblioteca Pública de Minas Gerais e de brinquedos e brincadeiras nas Edições Paulinas. Integra o Coletivo Iabás e coordena o projeto de extensão Iranti – Ser África, com a professora Míria Gomes.