Sexta, às 9h30: professores da UFBA e UFJF tratam de retórica em dramaturgos da Grécia antiga
A quarta e última sessão do ciclo de palestras sobre retórica e oratória gregas será realizada nesta sexta, dia 30 de junho de 2023, das 9h30 às 11h15, on-line. Tadeu da Costa Andrade, da Universidade Federal da Bahia, vai abordar o tema Argumentos retóricos no agón de Ésquilo e Eurípides nas Rãs de Aristófanes, e Fábio Fortes, da Federal de Juiz de Fora, falará sobre O discurso de Lísias no Fedro de Platão.
Os temas do ciclo abarcam autores dos séculos V e IV, incluindo os reflexos de seus temas na atualidade, nos campos da filosofia, do direito e da política. Na primeira palestra, serão analisados os discursos de Ésquilo e Eurípides no agón epirremático da comédia Rãs, de Aristófanes, do ponto de vista da teoria retórica desenvolvida no período clássico. A segunda exposição vai tratar da construção literária e do papel filosófico do discurso atribuído a Lísias no diálogo Fedro, de Platão. Serão levados em conta os argumentos contidos, sua elaboração retórica e sua relevância para os temas centrais do Fedro, bem como o papel que o ilustre – mas ausente? – Lísias opera no diálogo.
Tadeu da Costa Andrade é professor de Língua e Literatura Gregas no Instituto de Letras da UFBA. Seu principal assunto de pesquisa é a prática poética e retórica antigas, com enfoque na poesia mélica arcaica, a comédia de Aristófanes e a épica tardoantiga. Tadeu faz estudos de pós-doutorado no Instituto de Filología Clásica da Universidade de Buenos Aires, com o tema Retórica e poética no livro I nas Dionisíacas de Nono de Panópolis.
Fabio Fortes leciona grego e latim no Departamento de Letras Clássicas da UFJF. É doutor em Filosofia, pela UFMG, e em Linguística, pela Unicamp. Docente permanente dos programas de Pós-graduação em Linguística e em Filosofia da UFJF, pesquisa sobretudo história e epistemologia das ciências da linguagem com referência nos gramáticos gregos e latinos e filosofia antiga (especialmente Platão).
A atividade está ligada à disciplina Persuasão em ação: o cânone dos 10 oradores áticos e a demarcação entre filosofia e retórica em Platão, oferecida no Departamento de Filosofia da UFMG pela professora Maria Cecília Coelho. Embora dirigido prioritariamente aos alunos do curso, o ciclo é aberto a todos os interessados em retórica e áreas correlatas.
As inscrições para participar (e receber certificado) devem ser feitas até sexta, 30, às 7h, por formulário específico.