Teatro negro é atração do segundo dia do 53º Festival de Inverno
O segundo dia de atividades do 53º Festival de Inverno UFMG começa neste sábado, 24 de julho de 2021, às 16h, com o lançamento da playlist Música de Minas: de dentro pra fora e de volta, que reúne vídeos de canções disponíveis na web, em diálogo com o tema desta edição do Festival. A seleção dos vídeos foi feita pelo professor Mauro Rodrigues, da Escola de Música.
Em seguida, às 17h, será realizada a roda de conversa Cinema entre mundos: a viagem, o sonho e a retomada da terra, na qual será discutida a força política e estética da produção cinematográfica de realizadores e coletivos indígenas no Brasil e seu compromisso com a luta histórica pela terra e pela autodeterminação dos povos. Os convidados são a professora e cineasta Patrícia Ferreira, da etnia Mbyá-Guarani, e o cineasta Alberto Alvares, da etnia Guarani Nhandewa. A mediação da conversa será feita pelos professores de André Brasil, do Departamento de Comunicação, e Clarissa Alvarenga, da Faculdade de Educação da UFMG.
A partir das 18h30, a professora Leda Martins ministrará, no canal da DAC no YouTube, a palestra Teatro Negro: poéticas discutindo os caminhos das poéticas que conformam a cena teatral negra contemporânea no Brasil, sob mediação do professor Fernando Mencarelli, também da UFMG.
No encerramento do segundo dia, às 19h45, o espetáculo teatral Luiza Mahin…eu ainda continuo aqui encena o encontro fictício entre Luiza Mahin, heroína negra da Guerra dos Malês, mãe do abolicionista Luiz Gama, com as mães negras contemporâneas que sofrem a perda de seus filhos em uma sociedade racista e desigual. A peça, que poderá ser assistida pelo canal da DAC no YouTube, terá duração de uma hora.
Toda a programação do Festival de Inverno UFMG poderá ser acompanhada no canal da Diretoria de Ação Cultural (DAC) no YouTube.