Terça, às 9h30: lançamento de plataforma que auxilia no combate a incêndios no cerrado
O Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da UFMG promoverá, nesta terça-feira, 19 de outubro de 2021, a partir das 9h30, live de lançamento da plataforma Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado. Durante o evento, que será transmitido pelo canal do CSR no YouTube, serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido pelo laboratório ao longo dos últimos cinco anos no âmbito do projeto Forest Invest Program – Sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no cerrado brasileiro.
O CSR projetou uma plataforma inovadora que disponibiliza, três vezes ao dia, de forma on-line e gratuita, informações sobre o risco de propagação de fogo, além de uma série de dados e mapas capazes de auxiliar na prevenção, no manejo e no combate a incêndios florestais. Além disso, atento às necessidades de gerentes, funcionários e brigadistas de unidades de conservação, o laboratório desenvolveu ferramenta off-line de previsão do espalhamento do fogo para ser usada em campo nas atividades de manejo integrado do fogo.
O evento será dividido em três partes. A mesa de abertura, sob comando do professor Britaldo Soares Filho, coordenador do CSR, será das 9h30 às 10h, e contará com as presenças de Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, coordenador geral de biomas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, de Bernadete Lange, especialista ambiental do Banco Mundial, da professora Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, diretora do IGC, e do professor André Massensini, pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG.
Na sequência, Luiz Aragão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB), e Christian Berlinck, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vão abordar pesquisas para o uso sustentável do cerrado e contribuições da modelagem para prevenção e combate a incêndios, entre outros temas.
A partir das 14h, Ubirajara Oliveira, pesquisador do CSR e um dos idealizadores do modelo, ministrará uma capacitação da plataforma. Os interessados podem se inscrever mediante preenchimento de formulário.