UFMG na 73ª Reunião Anual da SBPC
Começa neste domingo, 18 de julho de 2021, a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, promovida em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de abertura, agendada para as 18h30, com transmissão pelo canal da SPBC no YouTube, reunirá o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, o reitor da UFJF, Marcus David, e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, além de representantes de entidades científicas e outras autoridades. O evento prossegue até 24 de julho. Leia mais nesta matéria publicada pelo Portal da UFJF.
Na segunda-feira, 19, a partir das 9h, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida participa da mesa-redonda Universidade pública e a pandemia de covid-19: produção de conhecimento para o benefício da sociedade, ao lado dos também reitores Márcia Abrahão Moura (UnB), Edward Madureira Brasil (UFG), João Carlos Salles Pires da Silva (UFBA) e Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR). A mesa também será transmitida pelo YouTube.
“Apesar das restrições orçamentárias dos últimos anos, a UFMG e as outras universidades federais mostraram nesta pandemia que são essenciais para atenderem as demandas das sociedades”, afirma a reitora, antecipando o tom de sua participação na mesa-redonda da SBPC. No caso da UFMG, ela cita a formação de uma ampla rede de testagem da covid-19 em seus laboratórios – um terço dos exames são feitos na Universidades – o processamento e distribuição de álcool em gel para hospitais públicos, a realização de estudos de projeção epidemiológica e a assistência prestada nos hospitais das Clínicas e Risoleta Tolentino Neves. “Também desenvolvemos sete projetos de candidatas vacinais, e uma delas, a Spintec, é uma das três em estágio mais avançado no país”, acrescenta a reitora.
Mais UFMG
Ao longo da Reunião, outros 24 professores da UFMG participarão de debates sobre produção de vacina e insumos nacionais, o papel da comunicação, da informação e da divulgação da ciência, populações tradicionais, biodistribuição de fármacos, desafios da educação e desigualdades e laicidade do Estado, entre outros temas. Leia mais em matéria publicada no Portal UFMG.