Campus Pampulha recolhe mais de duas toneladas de resíduos eletroeletrônicos
Operação foi realizada nesta semana; coleta ocorre a cada três meses
A Divisão de Gestão de Resíduos (DGR) da UFMG realizou, nesta semana, coleta de resíduos eletroeletrônicos no campus Pampulha. Foram recolhidos 2.152 quilos de eletroeletrônicos e 45 quilos de pilhas e baterias. O material foi encaminhado para empresas especializadas em serviços de coleta, tratamento e destinação final ambientalmente adequados. O trabalho foi executado em parceria com a BH Recicla, empresa especializada na gestão de material eletrônico descartado.
O chefe da DGR, Ricardo Sales, diz que o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos é uma grande demanda na UFMG. “Iniciamos a campanha em 2016, quando percebemos que a comunidade universitária buscava formas de descartar corretamente resíduos acumulados em casa. Ao mesmo tempo, a Instituição tinha a necessidade de descartar alguns periféricos eletrônicos não patrimoniados que estavam acumulados nas unidades acadêmicas e administrativas", informa.
Legislação
Desde então, a coleta é realizada trimestralmente, com uma média de duas toneladas de resíduos recolhidas em cada operação. “Com essa campanha, visamos atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305/2010 e o Decreto Federal 10.936/2022, assim como suas alterações supervenientes, referentes à destinação dos produtos eletroeletrônicos inservíveis, pilhas e baterias gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e de sua comunidade interna”, afirma Ricardo Sales.
Com esse tipo de ação, a UFMG espera minimizar os impactos sanitários e ambientais gerados pelo descarte indevido de resíduos eletroeletrônicos. “Com identificação, segregação e destinação final ambientalmente adequados, contribuímos para a preservação da saúde pública e do meio ambiente", conclui Ricardo Sales.
A Divisão de Gestão de Resíduos (DGR) compõe o Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da Pró-reitoria de Administração (PRA).