Ceale Debate aborda leitura e escrita de gêneros textuais na alfabetização
Palestra será proferida pela professora Valéria Resende, da FaE, no próximo dia 24
Para ensinar um gênero textual, devem ser criadas condições para que a criança compreenda a sua estrutura composicional e sua função social, para então produzi-lo na escola e fora dela, defende a professora Valéria Resende, da Faculdade de Educação (FaE), que fará palestra no próximo dia 24, na série Ceale Debate.
Promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), o evento será realizado das 19h30 às 21h30, no auditório Neidson Rodrigues, da FaE, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário disponível na internet.
Valéria Resende vai apresentar sequências didáticas de leitura e escrita de gêneros textuais, desenvolvidas em turmas de alfabetização em uma escola pública, tendo como referencial teórico as perspectivas sociointeracionista e discursiva.
A professora apresentará um conjunto de atividades de ensino, com foco em gêneros textuais específicos para primeiro e terceiro anos do ensino fundamental, planejado progressivamente, com o intuito de propiciar a construção de conhecimento sobre um determinado gênero textual.