Com artigos e perfis, Revista Diversa celebra 95 anos da UFMG
Primeiros textos da edição estão publicados no site dedicado às comemorações
A Revista Diversa publicará, nos próximos meses, uma série de artigos, perfis e conteúdos jornalísticos alusivos aos 95 anos da UFMG. A edição, que irá ao ar gradualmente, ficará hospedada no site comemorativo e deverá ganhar uma versão impressa quando estiver consolidada. Os três primeiros textos foram publicados nesta segunda-feira, dia 19.
A proposta desta edição especial é retratar parte da história da Universidade por meio de personagens que contribuíram para a sua construção e de reflexões sobre temas que lhe são caros, como inovação, a educação básica, inclusão e ações afirmativas e a cultura como dimensão acadêmica e transversal.
Primeiros conteúdos
No artigo A Universidade, as cidades e aposta civilizatória, o professor Maurício Campomori, diretor da Escola de Arquitetura, reflete sobre a influência da academia sobre a vida dos centros urbanos e mostra que ela vai além da presença física. “É natural imaginar que a presença da UFMG em Minas Gerais seja especialmente marcante nas cidades onde estabeleceu seus campi e infraestruturas de apoio a suas atividades acadêmicas presenciais, mas é importante lembrar que a Universidade também se destaca em todos os lugares onde repercutem as atividades que desenvolve em suas várias áreas de atuação, seja no campo científico, seja no campo cultural.”
O professor Carlos Roberto Jamil Cury, emérito da UFMG, é tema do perfil A epopeia de Beto, escrito pela repórter Alessandra Ribeiro. Beto, como é conhecido pelos colegas e amigos, é católico, admirador do cinema francês e uma das referências brasileiras nos campos da educação laica e do direito à educação. Paulista de São José do Rio Preto, cidade fundada por mineiros, Cury construiu uma bem-sucedida carreira de 22 anos na UFMG. “Tenho-a comigo como minha alma mater, e toda a preocupação que envolve as universidades públicas me toca, porque toca a UFMG”, afirma.
Outra educadora, a professora Magda Becker Soares, que completou 90 anos em 7 de setembro último – no mesmo dia do aniversário de 95 anos da UFMG – foi homenageada em cartas escritas por professores da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação, orientandos de mestrado e de doutorado, autores de livros didáticos, jornalistas, bibliotecários, pesquisadores, colegas e amigos que tiveram sua trajetória impactada pelo trabalho da professora. Os textos estão reunidos no e-book Cartas para Magda, editado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação, e trechos delas são a base da reportagem ‘Sou cotidianamente inspirada por você’, de Ewerton Martins Ribeiro, em que relata as contribuições dessa legatária do pensamento de Paulo Freire.
Imagens
O designer Marcelo Lustosa, do Cedecom UFMG, é autor das imagens que ilustram o artigo do professor Maurício Campomori. O bolsista Gabriel Lisboa, estudante do curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes, desenhou os retratos de Carlos Jamil Cury e de Magda Becker Soares.