Cursinho popular da Fale abre seleção para alunos e professores
Projeto de extensão auxilia estudantes em situação de vulnerabilidade social e financeira
O Cursinho Popular Dom Quixote, projeto de extensão de estudantes da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, recebe inscrições para seleção de professores voluntários e para preenchimento de vagas de alunos do curso preparatório para o Enem no primeiro semestre de 2023.
O projeto oferece 25 vagas para alunos (mais 10 para o cadastro de reserva) com quatro possibilidades: presencial na Fale, no turno da tarde; presencial na Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, também à tarde; presencial na mesma escola, no turno da noite; on-line.
As inscrições poderão ser feitas de 18 de fevereiro a 4 de março, no formulário on-line. O edital contém as informações necessárias para a validação da inscrição.
A seleção se dará em quatro etapas (inscrição individual, entrevista individual virtual, aferição de documentos e renda e admissão de alunos classificados), e o resultado final será divulgado em 14 de março.
Professores voluntários
O Cursinho Popular Dom Quixote tem vagas para professores de história, geografia, língua portuguesa, literatura e arte, oficina de interpretação e produção de texto, sociologia, filosofia, inglês, espanhol, matemática, física, química, biologia e redação.
A seleção é aberta a alunos de licenciaturas a partir do 2º período, com disponibilidade de no mínimo duas horas por semana no período da tarde (13h às 17h). A carga horária pode ser cumprida presencialmente, no campus Pampulha da UFMG ou em Contagem, e também de forma remota. Ao fazer a inscrição via formulário, o candidato já deverá manifestar sua opção.
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro. Após preencher o formulário, é preciso enviar o currículo para cursinhodomquixote@gmail.com.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas eliminatórias (inscrições online, confirmação de interesse e entrevista), e o resultado final será enviado por e-mail no dia 13 de março de 2023. Veja o edital.
Enem é referência
Projeto de extensão idealizado por estudantes do curso de Letras da UFMG, o Cursinho Popular Dom Quixote tem o objetivo principal de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira a entrar nas universidades. O cursinho oferece aulas com foco nos assuntos abordados no Enem, nas quatro áreas do conhecimento definidas na Matriz de referência do exame: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
As aulas são ministradas por professores voluntários selecionados; a maior parte deles cursa graduação na UFMG, mas há espaço também para professores formados em outras instituições, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.
Mais informações podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram ou solicitadas pelo e-mail cursinhodomquixote@gmail.com.