Edição 05/11/2012 Jornal UFMG
De Olho na Cidade A: Para destrancar pautas, vereadores de BH devem apreciar vetos do executivo a projetos de lei dos parlamentares, entre eles o teste do coraçãozinho para diagnosticar cardiopatia em crianças e a inclusão do guardador de carros no Código de Posturas da cidade. Ouça a reportagem de Soraya Fidelis
De Olho na Cidade B: Termina hoje o prazo para sugerir propostas de emendas populares ao orçamento municipal de Belo Horizonte. O orçamento estadual também é tema de discussão na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, quando os secretários de estado apresentarão a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental para os próximos quatro anos. Ouça a reportagem de Gabriela Costa e Vinícius Luiz.
De Olho na Cidade C: Neste final de semana, as Chuvas provocaram a morte de quatro crianças em acidente próximo a Jaboticatubas na região metropolitana de Belo Horizonte. Ouça a reportagem de Gabriela Costa e Vinícius Luiz.
Cidadania: Em iniciativa pioneira, a Ceasa Minas inaugura a UniCeasa, o primeiro Centro de Educação Profissional do Brasil localizado dentro de uma central de abastecimento. Ouça a reportagem de Emílio Pio.
Internacional: Ás véspera das eleições presidenciais americanas, as pesquisas eleitorais apontam entre e uma disputa acirrada entre o candidato democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney, em um empate de 49% de intenções de voto. Ouça a reportagem de Gabriela Costa.
ENEM 2012 A: Terminada a maratona do exame com quase 28% de abstenção e com a eliminação de 65 alunos por uso de equipamento de aparelhos eletrônicos durante a prova, o ministro da educação, Aloísio Mercadante, avalia como positivo o balanço dos dois dias de provas. Ouça a reportagem de Júlia Guimarães.
ENEM 2012 B: Mal terminaram os testes do exame, os candidatos ao ingresso na UFMG já estão de olho em outra maratona de provas: a segunda etapa do vestibular da universidade. Ouça a reportagem de Gabriela Costa.
Educação: Como porta de entrada para ensino superior e avaliação do ensino médio desde 2009, o ENEM se tornou um exame com múltiplas funções que pode influenciar, inclusive, na melhoria da educação básica. Ouça a entrevista concedida à jornalista Júlia Guimarães.
Entrevistado: Luciano Mendes, coordenador do projeto Pensar Educação, Pensar o Brasil! e professor da UFMG.