Edição 23/11/2012 Jornal UFMG
Educação: As escolas públicas ficaram 44,8 pontos abaixo da média nacional no Enem 2011, segundo o Ministério da Educação. A média geral, que inclui instituições públicas e particulares, foi de 519 pontos, contra 474,2 da rede pública de ensino. Diante desses dados, não é só a diferença entre a pontuação das duas redes de ensino que chama a atenção; mas o próprio Enem é que é colocado em questão. Após substituir os vestibulares como principal porta de entrada para o ensino superior público será que o Exame ainda cumpre a função de aferir a qualidade da educação brasileira? Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.
Política: Supremo Tribunal Federal retoma na segunda-feira o julgamento do Mensalão, depois de empossar o novo presidente, ministro Joaquim Barbosa. Ele tomou posse ontem em cerimônia no próprio Supremo, com a presença de diversas autoridades e artistas. O novo comando da Corte é o tema da nossa coluna de política, que hoje, excepcionalmente é com o pesquisador do Centro de Estudos Legislativos e professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Manuel Leonardo Santos. A conversa foi com a jornalista Júlia Guimarães. Ouça.
De olho na Cidade: Cemig lança campanha de conscientização sobre segurança em período chuvoso. O material foi elaborado a partir de pesquisa sobre as ocorrências mais comuns em decorrências das chuvas, queda de energia, alagamentos, descargas elétricas, entre outros. Desde o início do período chuvoso, duas pessoas morreram na região metropolitana, em todo o estado foram doze óbitos. Ouça reportagem de Emílio Pio.
Saúde: No dia do Combate Nacional do Câncer Infanto-Juvenil, presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que estabelece 60 dias para que os pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento. O texto foi publicado no Diário Oficial nesta sexta e tem 180 dias para entrar em vigor. A novidade traz alívio para pais de crianças que sofrem com a doença. Ouça reportagem de Raquel Miranda.