Arte e Cultura

Selo infantil da Editora UFMG lança livro sobre os mistérios da luz

Dois mil exemplares da obra de caráter multimídia terão distribuição gratuita

csadasd


Neste sábado, 19, às 11h, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe o lançamento do livro Um dia luminoso, da Editora UFMG. De autoria de Adlane Vilas-Boas, professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Fabrício Fidélis, o livro conta a história de Jéssica, "uma criança como outra qualquer e que soube sonhar e seguir os seus sonhos".

A obra estimula os leitores a descobrir junto com Jéssica a resposta para mistérios científicos relacionados à luz e à natureza. O livro é publicado pelo Estraladabão, o mais novo selo da Editora UFMG, que busca levar ao mercado obras que tratem do conhecimento científico em abordagem adaptada para o universo infantil.

“Eu tinha sido contemplada em um edital de divulgação científica do CNPq e do Instituto Tim para o ano internacional da luz, em 2015, na parte em que se visava contemplar crianças de seis a dez anos. Foi aí que surgiu a ideia de criar um livro interativo”, explica Adlane.

A professora atuou principalmente na redação do texto, enquanto Fabrício Fidélis, que é arte-educador há 15 anos em escolas da rede municipal de Belo Horizonte, concentrou-se na criação da protagonista e na roteirização da história. Fidélis foi orientando de Adlane em seu mestrado, desenvolvido na Faculdade de Educação. Os alunos de Fabrício Fidelis acompanharam de perto o trabalho de concepção da obra e de sua personagem, ajudando os criadores a aproximarem a história da realidade deles.

O ponto de partida para a redação foram os textos sobre o tema – a luz e seus mistérios – que já haviam sido desenvolvidos e lançados no Ciência para Todos, programa que divulga textos de ciência nos ônibus coletivos de Belo Horizonte e Contagem. Em seguida, os criadores investiram na elaboração de uma história que unisse literatura e ciência, de forma a abordarem ludicamente temas como fotossíntese, bioluminescência, arco-íris e eletricidade.

Literatura multimídia
A obra conta com ilustrações de Bruno Assis Fonseca, que se inspirou na Vila Acaba Mundo e no Aglomerado da Serra para criar o ambiente de periferia em que a história se passa. Segundo Adlane Vilas-Boas, o objetivo da obra é despertar na criança o interesse pela ciência e oferecer ferramentas tecnológicas acessíveis para que o processo de aprendizagem seja mais divertido.

Paralelamente ao texto, o livro conta com uma série de “QR Codes” ao longo de suas páginas. Escaneados pela câmera de um telefone celular, esses códigos são convertidos em ligações multimídias que complementam a narrativa com outros textos, músicas, vídeos, poesias e animações sobre os temas de ciência abordados.

Cerca de duas mil cópias da obra serão distribuídas gratuitamente a escolas municipais e estaduais e durante a 70ª Reunião Anual SBPC, que neste ano será realizada em Maceió. “Por questões afetivas, também enviaremos exemplares para escolas das cidades onde nascemos”, conta a autora. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Savassi. 

Um dia luminoso é indicado para crianças de 6 a 13 anos.

Livro: Um dia luminoso
Autores: Adlane Vilas-Boas e Fabrício Fidélis
Ilustração: Bruno Assis Fonseca
Editora UFMG (selo Estraladabão)
32 páginas / R$ 22