Estudo identifica fatores que influenciam a qualidade do ensino médio
Professores da UFMG analisaram dados combinados do Enem e do Censo Escolar
A qualificação dos professores é o fator que mais aumenta as chances de uma escola de ensino médio apresentar com alto nível de desempenho escolar. Esse é um dos resultados de um estudo feito por professores da UFMG, publicado na Revista Brasileira de Estudos de População.
A pesquisa identificou os fatores que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil com base nos dados de desempenho dos estudantes concluintes nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, 2017 e 2018 e nos dados do Censo Escolar 2017. A combinação das duas bases de dados é um dos diferenciais do artigo.
Os autores do estudo são Ricardo Alexandrino Garcia, do Departamento de Geografia do IGC, Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto, professor aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e atual presidente do IBGE, e Adriana Miranda-Ribeiro, do Departamento de Demografia da Face.