Em livro, cientistas políticos analisam lógica que orienta eleições municipais
Helcimara Telles, professora do DCP, é uma das organizadoras da obra
Um mosaico dos fatores que influenciam o voto nos municípios brasileiros é apresentado no livro A lógica das eleições municipais, organizado pelo cientista político Antonio Lavareda, especialista em comportamento eleitoral, e pela professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da Fafich, que será lançado nesta terça-feira, 30, às 18h, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. O lançamento ocorre durante o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).
A obra, publicada pela Editora FGV, é organizada em 13 capítulos assinados por 34 pesquisadores acadêmicos e do mercado. Neles, os autores buscam desvendar os sem-número de aspectos que norteiam as campanhas municipais e direcionam o voto em ambientes de enorme heterogeneidade socioeconômica.
As análises, que se concentram nas eleições municipais de 2012, abordam temas como fragmentação das eleições locais e emergência de novas forças políticas (Silvana Krause, Denise Paiva Ferreira, Pedro Floriano Ribeiro e Paulo Victor Melo), o papel das câmaras municipais (Maria Teresa Miceli Kerbauy), escândalos midiáticos e as campanhas para prefeito em Belo Horizonte (Helcimara Telles, Pedro Soares Fraiha e Nayla Lopes), petismo e antipetismo em São Paulo (Márcia Cavallari Nunes e José Roberto de Toledo) e a repercussão das campanhas pela internet, com ênfase na influência exercida por titulares de perfis no Twitter (Cláudio Penteado, Nayla Lopes e Regina Helena), entre outros temas.
A lógica das eleições municipais está à venda no site da Editora FGV por R$ 63.