'Louca sintonia', da Rádio UFMG Educativa, ganha formato de pílula
Produzido a distância pelos usuários do Centro de Convivência São Paulo, programa está sendo veiculado nesta semana
O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), está veiculando, nesta semana, a 12ª edição do especial Louca sintonia. Realizado pelos usuários do Centro de Convivência São Paulo, na Região Nordeste de Belo Horizonte, a produção aborda a luta antimanicomial e promove a discussão de questões relativas ao universo da saúde mental, com depoimentos, reflexões, covers musicais, paródias e poesia.
Os usuários participam de todo o processo de produção, desde a locução até a seleção musical, com mediação da equipe de produção da emissora e de integrantes do projeto de extensão Rádio e saúde mental em sintonia com a cidade, vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, coordenado pela professora Regina Celi Fonseca Ribeiro.
O Louca sintonia é apresentado semestralmente desde 2014, quando, em visita guiada à Rádio UFMG Educativa, os usuários do centro de convivência tiveram a ideia de desenvolvê-lo. Em 2020, por causa da pandemia de covid-19, a produção do programa foi comprometida, e não houve a veiculação na primeira metade do ano. Para o segundo semestre, a equipe reorganizou-se para produzi-lo de forma remota e fez a proposta de novo formato: em vez de um programa único de uma hora de duração, serão veiculadas cinco pílulas até sexta-feira, dia 18, sempre às 11h20.
Ouça aqui os programas da temporada: