Professora da Fale lança livro 1º infantil, que ensina a valorizar a natureza
Na história, acompanhamos Dona Nenê, personagem inspirada em uma amiga da autora, que mobiliza esforços para salvar seu ipê amarelo
Dona Nenê é uma senhorinha encantada pelo meio ambiente, amante das árvores, das abelhas e dos pássaros que cantam pelas manhãs. Ao ver a pracinha de seu bairro tão triste, ela decide plantar uma mudinha de ipê amarelo no local. Mas, pouco tempo depois, a plantinha é ameaçada por uma reforma planejada para o espaço, que não havia sido planejado para abrigar uma árvore. Em Dona Nenê e o Ipê Amarelo, escrito pela professora da UFMG Lyslei Nascimento e ilustrado pela quadrinista Julia Nascimento, acompanhamos a protagonista em sua jornada para salvar a plantinha com a ajuda de amigos, vizinhos e visitantes próximos.
Em entrevista ao Universo Literário dessa sexta, 1º, a professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da UFMG e autora da obra, Lyslei Nascimento falou sobre a sua inspiração no ativismo ambiental e o processo de desenvolvimento do livro. De acordo com a escritora, a história se baseia no relato de uma amiga, Neuza, "que saindo em suas caminhadas, percebe uma pracinha muito triste e sem árvores. Nós vivemos em um tempo onde a ecologia é muito falada, mas pouco vivida [...] e a minha amiga [ao ver a situação da pracinha], plantou, escondido, um pé de ipê e passou um tempo aguando e cuidando daquela plantinha". Eventualmente, assim como no livro, houve uma tentativa de reformar a praça, que juntou amigos e vizinhos para impedir a retirada da árvore.
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
O evento de lançamento do livro é neste sábado, 2, às 10h, na cafeteria Frau Bondan Pampulha, respeitando todos os protocolos de prevenção à covid-19. O endereço é Avenida Coronel Dias Bicalho, 964, bairro São José.
Para mais informações sobre Dona Nenê e o Ipê Amarelo acesse o site da editora Meraguel.
Produção: Alexandre Miranda e Flora Quaresma, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas