Extensão

Pbext recebe 411 propostas de docentes e técnicos, recorde na história do programa de bolsas

Avaliação será feita pela Câmara de Extensão; resultado preliminar sairá no dia 21 de novembro

O Carro-Biblioteca: Frente de Leitura foi um dos projetos contemplados no edital do ano passado
 'Carro-biblioteca: frente de leitura' foi um dos projetos contemplados no edital de 2024
Foto: carrobib.eci.ufmg.br

O Programa de Fomento de Bolsas para Programas, Projetos e Cursos (Pbext), gerido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), divulgou a lista de propostas submetidas ao edital 01/2025. Foram recebidas 411 propostas, superando o quantitativo da edição de 2024, que teve 396, e estabelecendo um novo recorde de participação de servidores docentes e técnico-administrativos como proponentes.

O objetivo do Pbext é apoiar programas, projetos ou cursos que pleiteiem bolsas de extensão destinadas a estudantes de graduação, nas modalidades Pbext e Pbext Ação Afirmativa. Conforme o edital 01/2025, as bolsas terão vigência de março de 2026 a fevereiro de 2027, com valor mensal de R$ 700.

As propostas serão agora avaliadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será publicado no dia 21 de novembro de 2025, e o final, no dia 12 de dezembro.

Interesse crescente
De acordo com a Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe), a ampla participação no Pbext segue a tendência de crescimento observada nos últimos anos, impulsionada pelo maior interesse de professores e alunos em atividades de extensão.

Esse cenário também reflete o fortalecimento da dimensão acadêmica da extensão observado nas últimas gestões da Proex. Entre os avanços alcançados estão a aprovação das Normas Gerais da Extensão, a institucionalização dos Colegiados de Extensão (Cenex) e a integralização da grade curricular dos cursos com atividades extensionistas.

Mais informações sobre o Pbext estão disponíveis na página da Proex.

Assessoria de Comunicação da Proex