Perto de alcançar meta, campanha dos hospitais é reforçada por egressos da UFMG
Graças ao empenho de ex-alunos, três empresas fizeram doações, que subsidiam a produção de álcool 70% e evitam a contaminação de torneiras e bebedouros
A campanha de financiamento coletivo que está sendo realizada pela UFMG para apoiar financeiramente o trabalho de combate à pandemia de Sars-coV-2 do Hospital das Clínicas da UFMG, do Hospital Risoleta Tolentino Neves e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro Sul recebeu importantes doações de três empresas brasileiras.
A Beloar cedeu 30 adaptadores automatizadores para os bebedouros desses hospitais, o que possibilitará que sejam utilizados sem que seus usuários precisem tocar nos aparelhos, de forma a diminuir os riscos de contaminação. Já a BR Distribuidora doou três mil litros de álcool anidro para que a Faculdade de Farmácia possa produzir álcool a 70%, líquido e em gel, para os hospitais e a UPA.
“Para que a Faculdade de Farmácia faça esse processamento, é necessário utilizar um tipo de polímero com baixa disponibilidade de oferta”, conta a professora Ana Flávia Machado, diretora de Cooperação Institucional, órgão responsável pela intermediação dessas doações. É aí que entra o apoio de outra empresa, a Basf, que doou 800 quilos desse polímero para a UFMG.
O bom filho a casa torna
A doação das empresas é resultado da atuação proativa de egressos da UFMG. A Beloar, por exemplo, é de propriedade de Muriel de Almeida Ornela, egresso do mestrado em Administração da Universidade.
Os adaptadores para torneiras e bebedouros desenvolvidos pela empresa visam colaborar especificamente para o combate à Covid-19. O dispositivo elimina totalmente a necessidade de contato do usuário ao abrir uma torneira, seja de bebedouro ou de lavabo, evitando um dos focos de contaminação pelo novo coronavírus, que são as superfícies de uso comum.
Para Muriel, o caso do produto desenvolvido por sua empresa exemplifica o papel que os egressos das universidades públicas brasileiras podem e devem desempenhar. “Acredito que esse caso é um importante exemplo para reforçar a importância da ciência para a sociedade brasileira, neste momento de constantes ataques às instituições e personalidades educadoras do nosso país”, afirma.
Sempre UFMG
A doação da BR Distribuidora foi viabilizada, em grande parte, pelo trabalho de Ricardo Luiz Fernandes, egresso do curso de Engenharia Química. “Foi ele quem contatou a UFMG para informar sobre apoio da empresa às universidades, dispondo-se a nos ajudar nesse processo”, diz Ana Flávia Machado, destacando também a importância da atuação da diretora da Faculdade de Farmácia, Leiliane Coelho, na intermediação desse processo. Leiliane é a coordenadora do grupo de pesquisadores que está trabalhando no processamento do álcool.
Segundo Ana Flávia, já está no horizonte uma nova remessa da BR Distribuidora de outros três mil litros de álcool anidro. Além da doação da empresa, a UFMG recebeu recursos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu) para manufaturar o produto.
A colaboração desses egressos remete ao Programa Sempre UFMG, cujo objetivo é estreitar o relacionamento entre a Universidade e seus ex-alunos de modo a incentivar essa cultura de retorno e retribuição. Os interessados em atualizar os seus dados no programa podem fazê-lo por meio deste link.
Falta menos de R$ 1 milhão
Lançada em março, a campanha de financiamento coletivo para os hospitais da UFMG está a menos de R$ 1 milhão de alcançar a meta estipulada de R$ 6 milhões. Até o momento, foram arrecadados mais de R$ 5 milhões, e R$ 3,5 milhões foram aplicados na compra de mais de 1,5 milhão de insumos, entre materiais básicos de segurança, utensílios médicos, itens de higienização e medicamentos.
A campanha é realizada em parceria com a Fundep e com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). “A colaboração e a solidariedade da sociedade mineira nesse momento de crise são essenciais para mantermos os dois hospitais e a UPA Centro-Sul em condições de operar e atender adequadamente a população. É uma medida emergencial, e contamos com o apoio das empresas e da sociedade mineira", destacou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida por ocasião do lançamento da iniciativa.
Com efeito, além da adesão de pessoas físicas da comunidade universitária, a campanha angariou apoios de entidades como o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh) e de parceiros externos, como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que, por meio do projeto Assembleia Solidária, arrecadou cerca de R$ 16 mil. A iniciativa recebeu ainda R$ 4 milhões resultantes de ação judicial movida contra a Vale relacionada às consequências do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho.
Mais recentemente, o projeto Circuito Cultural UFMG, organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), também aderiu à campanha. Os shows, que vão ao ar na plataforma de vídeos YouTube às quartas-feiras, passarão a arrecadar recursos para os hospitais. O primeiro, já no dia 10 de junho, será com a cantora e compositora Manu Dias.
“Neste momento, todos os setores da Universidade se juntam no combate à Covid-19. Ele se dá principalmente na linha de frente contra a pandemia, que são os hospitais. Nossos artistas convidados e toda a área de cultura da UFMG desejam somar-se à campanha, a fim de criar condições melhores para que a área de saúde cumpra seu papel”, justifica o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli.
Como contribuir
Interessados em contribuir podem transferir qualquer valor para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (CNPJ da Fundep: 18.720.938/0001-41). Os recursos são gerenciados pela Fundep.
Quem deseja doar bens ou equipamentos, como foi o caso da Basf, da BR Distribuidora e da Beloar, pode entrar em contato com a Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) da UFMG pelos telefones (31) 3409-4555 e (31) 99306-0348 ou pelo e-mail gab@copi.ufmg.br.
Em vídeo da TV UFMG, a professora Ana Flávia Machado, diretora de Cooperação Institucional, fala sobre os fundamentos da campanha.