Programa Noite Ilustrada destaca programação da 16ª CineOP
“Memórias entre diferentes tempos” é o tema do evento que, neste ano, ocorre, pela segunda vez, em formato digital
A Mostra de Cinema de Ouro Preto já fez tradição: em 2021 chega à sua edição número 16. A abertura oficial é nesta quarta, às 20h. E, mais uma vez, a mostra vem com o propósito que carrega desde que foi criada: falar da preservação, da educação e da memória do audiovisual. Devido à pandemia, o evento ocorre, pelo segundo ano consecutivo, em formato digital.
A Rádio UFMG Educativa acompanhou toda a trajetória da Cineop, fazendo a cobertura desde a primeira edição. O programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 22, apresentou um breve panorama da mostra, em entrevista com a coordenadora da 16ª Cineop, Raquel Hallak.
Durante a entrevista, Hallak falou sobre a programação do evento e sobre o apagamento da memória audiovisual, que, apesar de ser uma linguagem historicamente nova, também sofre com esse processo. A programação da mostra também discute o uso de recursos audiovisuais na educação, principalmente no regime remoto.
“É fundamental apensar a necessidade de dar acesso às futuras gerações àquilo que a gente está produzindo, para a gente ter guardado os nossos registros, porque um país sem memória é um país sem identidade. Então a CineOP nasceu em 2016 para estar a serviço dessa salvaguarda desse imenso patrimônio audiovisual, porque muitos filmes já se queimaram. A cinemateca brasileira está fechada há mais de um ano, sendo que ali está o maior acervo da América do Sul.”
Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael