Saberes do picadeiro: projeto do TU une teoria e prática nas artes circenses
Trabalho, que foi um destaques da extensão na Semana do Conhecimento, é abordado em vídeo da TV UFMG
A arte circense encanta gerações ao integrar encenação, equilíbrio, ludicidade e humor. Quem executa os movimentos mantém brilho nos olhos e amor pelo trabalho. É o caso de Rafael Mourão, que construiu o personagem Palhaço Sufoco e viaja por diversas cidades espalhando a alegria do circo e proporcionando experiências e lazer para públicos de diferentes idades e classes sociais.
O trabalho de Rafael, que integra o projeto de extensão és TUdo circo (as letras maiúsculas referem-se à sigla de Teatro Universitário da UFMG), mostra como é possível transmitir saberes por meio da arte circense.
O projeto, coordenado pela professora Maria Clara Lemos, do TU, tem o objetivo de promover o reconhecimento da arte do picadeiro como área de estudos e como ambiente de produção de conhecimento. O trabalho foi premiado como um dos Destaques de Extensão (na área de cultura) na Semana do Conhecimento UFMG 2023.
Conheça o projeto neste vídeo da TV UFMG.
O Circo Vivencial, uma das atividades do projeto apresentadas no vídeo, promoverá encontros nos dias 13 e 27 de novembro, na sala Otávio Cardoso, no Teatro Universitário, das 14h30 às 17h30. A atividade é aberta a estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFMG.
Atualizações do projeto podem ser acompanhadas no Instagram e no Youtube.
Equipe: Flávia Moraes (produção e reportagem), Ângelo Araújo e Lucas Tunes (imagens) e Marcia Botelho (edição de imagens).