Extensão

Projeto Pró-imigrantes oferta curso preparatório para o Enem e de português como língua de acolhimento

Iniciativa é destinada a imigrantes vulneráveis, portadores de visto humanitário, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas

Cursos são gratuitos e ofertados em modalidade virtual
Cursos são gratuitos e ofertados em modalidade virtual Foto: reprodução | Instagram do projeto

O projeto Pró-imigrantes é uma ação de extensão da UFMG destinada ao acolhimento de imigrantes, portadores de visto humanitário, solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas. A iniciativa é vinculada à cátedra Sérgio Vieira de Mello, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o acolhimento de refugiados, que atua em cooperação com centros universitários no Brasil e de outros nove países.

Para o segundo semestre de 2025, o cursinho popular oferece duas atividades: preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Ambas as ofertas são em modalidade virtual, gratuitas e no período noturno, das 19h às 21h50.

Até 9 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso preparatório para o Enem. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. As aulas terão início na próxima segunda, dia 11 de agosto, às 19h. Elas serão ministradas de segunda a sexta, distribuídas em três horários. Demais informações podem ser solicitadas pelo e-mail proimigrantes@gmail.com.

O curso de português como língua de acolhimento recebe inscrições até 10 de agosto, em formulário específico. Na inscrição, o candidato deve informar o nível em que deseja se matricular: elementar para falantes de espanhol, elementar para falantes de outras línguas e aula de nível básico, para interessados em qualquer idioma. Dúvidas podem ser solucionadas por meio do e-mail plac.proimigrantes@gmail.com.